5 experiências fáceis para se fazer em casa - Part I

Quem aqui nunca deu uma de cientista na vida real?
Isso é um talento natural do ser humano, pois todos temos uma curiosidade que nos atrai, seja na cozinha ou então tentando/consertar mexer em aparelhos eletrônicos... Fazer experimentos, testar hipóteses e acompanhar resultados é muito empolgante. E nessa série de publicações, o objetivo é justamente estimular esse nosso lado cientista. Vamos propor diferentes experimentos fáceis, que poderão ser realizados em casa, ou com o auxílio de alguns outros itens fáceis de encontrar. 

Observação: para a alegria de vocês não vai ter a experiência de plantar feijão no algodão hahaha, porque essa já está ultrapassada, vocês não acham? 


A cada semana vamos liberar uma experiência diferente seguindo a ordem que está abaixo, por isso fiquem antenados, porque vai ser muito divertido, e queremos que vocês nos digam se deu certo ou não e como foi sua reação ao decorrer do experimento. Retiramos o conteúdo de um site totalmente em inglês que será revelado no último post, para não dar spoilers para vocês, embora ajustamos alguns experimentos para ficarem mais seguros e mais simples, ou pegamos um protocolo do qual já conhecíamos, além de dar mais exemplos e dicas.


Por isso terão experimentos diferenciados e maneiros para todas as idades e níveis de conhecimento, são eles: 


  1. Extração de DNA
  2. Cultura de bactéria em ágar feito em casa
  3. Fermentação da sua própria comida
  4. Observação da divisão celular
  5. Faça uma lâmpada Bioluminescente

1. Extração de DNA 

O que é DNA e qual a sua importância?

Primeiramente, é importante conhecermos a origem da palavra DNA, ela vem do inglês Deoxyribonucleic acid, que traduzindo para o português fica Ácido Desoxirribonucleico, simplificado pela sigla ADN muito utilizada em Portugal, por exemplo. Mas no Brasil, é comum utilizarmos a sigla do termo em inglês.

O DNA é uma molécula muito grande (macromolécula), sabe-se que se o conjunto de material genético presente em cada célula, for esticado, dará aproximadamente 2 metros de comprimento... AAHHH você já imaginou que um negócio tão grande poderia estar dentro de uma pequenina célula?? É importante saber que as moléculas de DNA estão compactadas em vários níveis, e a sua forma mais compactada chama-se cromossomo.

Níveis de condensação do DNA: da esquerda para a direita representa do menor nível de compactação para o maior.
Fonte: Proenem

É, meus caros, além disso essa molécula é muito importante para os seres vivos, sabem o porquê? 

Porque ela é capaz de armazenar toda informação genética de um indivíduo, expressar e controlar todas as atividades e processos que ocorrem dentro de uma célula por meio desse código genético contido nela, como se fosse um centro de controle. E consequentemente essa molécula coordena o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. 

Essa informação genética é herdada dos seus pais, onde metade da informação genética vem de sua mãe e metade do seu pai. Podemos enxergar a expressão dessa informação, dando exemplos simples e fáceis de compreender, como a cor dos seus olhos, pele e tipo de cabelo e outras características mais específicas como lóbulo da orelha preso ou solto. A expressão dessa informação genética também ocorre internamente no nosso organismo no funcionamento dos tecidos e órgãos. 

Como essa molécula é de extrema importância para os seres vivos ela é muito bem armazenada nos eucariotos no núcleo por uma membrana, porém nos procariotos essa molécula não é protegida por membrana (não possuem núcleo), mas fica no citoplasma numa região chamada nucleóide.


Resultado de imagem para Celula eucariotica e procariótica
Fonte: Só Biologia

Como vocês podem ver, o DNA está bem protegido dentro de vários compartimentos dentro da célula, e por isso nesse experimento teremos que usar estratégias para romper cada um deles para ter acesso ao nosso querido e escondido DNA.

O experimento

É um experimento fácil, dá para fazer tanto com saliva como com algumas frutas, como por exemplo, o morango. Vamos utilizar principalmente utensílios de cozinha:

Experimento com saliva

O experimento com saliva, conseguiremos extrair DNA de células animais.

Materiais:

- Um copo limpo
- Saliva
- Detergente para louça
- Sal
- Suco de abacaxi (ou amaciante de carne ou solução de limpeza para lentes de contato)
- Álcool refrigerado com alta porcentagem (maior que 90%, porém é difícil encontrar, porque é altamente inflamável, então compre o que você achar com maior porcentagem)
- Canudo
- Palito de dente


Modo de fazer:

- Cuspa no copo até encher um quarto dele com sua saliva (saiba que ela é rica em células, logo de DNA);
- Adicione algumas gotas de detergente, isso romperá as células, num processo chamado lise celular;
- Adicione um pouco de suco de abacaxi. Isso limpará algumas das proteínas que se espalharam pelas células ao redor do DNA;
- Adicione uma pitada de sal. Isso faz com que o DNA comece a se aglomerar;
- Agite o copo para misturar os ingredientes;
- Suavemente, encha o resto do copo com o álcool de alta concentração, que deve ficar em uma camada em cima da mistura. Para evitar que se misture demais, você pode adicionar o álcool gradualmente com um canudo: coloque o canudo no álcool, cubra-o com o dedo, segure o canudo bem sobre o líquido no copo e solte;
- Use um palito de dentes para enrolar o material nublado que se formou no vidro. Este é o seu DNA (um resultado grosseiro de alguma ciência legal).

Experimento com morango

O experimento com morango, conseguiremos extrair DNA de células vegetais.

Materiais:

- Sacolinha plástica transparente
- 3 a 4 morangos
- 200 mL de água quente
- 100g de sal
- 15 mL de detergente neutro
- Peneira ou funil
- Álcool com alta porcentagem


Modo de fazer:

- Faça a maceração dos morangos usando a sacola plástica, amasse-os dentro da sacola pressionando- os na mesa.
- Faça o tampão de extração: adicione a água quente, o sal  e o detergente.
Obs.: a solução tampão de extração irá expor o DNA por agentes físicos (a temperatura alta da água ajuda a romper as paredes celulares) e químicos (o sal gera pressão osmótica, causando a lise celular, enquanto que o detergente rompe as membranas por sua interação com as partes lipídicas).
- Misture bem os morangos macerados no tampão de extração, e deixe em repouso por 10 min.
- Esfriar essa mistura colocando uma bacia ou travessa com gelo em volta de 5 a 10 min.
- Filtrar essa mistura numa peneira ou funil fino.
- Colocar essa amostra numa jarra transparente ou qualquer utensílio fino e transparente.
- Vá derramando nas paredes do utensílio o álcool vagarosamente (bem devagar) até o DNA subir a superfície junto com bolhas. Você pode conduzir o álcool para as paredes do utensílio com a ajuda de um canudo.

Extração de DNA feito na aula de Biologia Molecular.
Fonte: autoral.
Após o final das instruções você obterá uma substância branca e turva, na qual você pode retirar com a ajuda de um palito de dente, esse é o nosso DNA. Se você quer ir além, é possível observar essa substância num microscópio, para isso, seria preciso adicionar um pouco de Azul de metileno, um corante comumente usado em laboratórios de biologia que se liga ao DNA e o torna azul (deve ser usado com cuidado se estiver fora de um laboratório). E se você secar o DNA e armazená-lo em um saco de papel ou envelope, você poderá usá-lo em experimentos futuros.



→ Bibliografia:

Essa experiência foi retirada da matéria: How To Extract Your Own DNA
Você sabe o que é DNA? 
Você tem 2m de DNA em cada célula - como é que ele não embaraça?

Autor: Larissa Dias
Contribuições e revisão: Ayrton Carvalhedo e Isabel Cristina


Comentários

Postagens mais visitadas