5 experiências fáceis de se fazer em casa - Part V

Hoje terminamos essa série de experimentos, mas não quer dizer que será o fim, pois temos projetos e outras experiências em mente que são muito iradas. Logo mais podemos publicar aqui, então fiquem ligados, pois tem coisa nova chegando.
Agora revelando o site que nós retiramos todas as experiências foi: 5 DIY Biology Experiments You Can Do at Home , o qual eu achei no Linkedin, sempre tem coisas legais que eu descubro por lá.
Entre todas as experiências eu acho que essa vai fascinar cada um de vocês, se puderem dar um feedback nos comentários, vai ajudar muito para cada vez mais melhorar o conteúdo para cada um de vocês! Let's go folks :D


Fonte: Skema alumni

Aqui está a lista com o link de todos experimentos, caso você perdeu algum:
  1. Extração de DNA
  2. Cultura de bactéria em ágar feito em casa
  3. Fermentação da sua própria comida
  4. Observação da divisão celular
  5. Faça uma lâmpada Bioluminescente

5. Faça uma lâmpada Bioluminescente

→ Você sabe o que é Bioluminescência 😶😲

Segundo o site do Laboratório de Sistemas Bioluminescentes da Ufscar de Sorocaba:
"A bioluminescência é gerada por reações químicas altamente exotérmicas, catalizadas enzimaticamente, nas quais a energia das ligações químicas de compostos orgânicos é convertida preferencialmente em luz visível.  Nestas reações, moléculas genericamente denominadas de luciferinas são oxidadas por oxigênio, produzindo moléculas eletrônicamente excitadas que decaem emitindo luz. Estas reações são catalizadas por enzimas chamadas de luciferases."

É uma emissão de luz fria que é visível e produzida por alguns seres vivos, tendo como principal função a interação entre os seres vivos que pode ser comunicação, camuflagem, atração ou repulsão. Diversos animais podem produzir essa luz, como bactérias, fungos, celenterados (águas vivas, medusas), moluscos (polvos, lulas), artrópodes e anelídeos (minhocas ou poliquetas), sendo mais comuns em organismos marinhos. Abaixo está um exemplo de bioluminescência, gerado por fitoplânctons (algas microscópicas) nas praias da Nova Zelândia, que se encontra no sudoeste do Oceano Pacífico.

Maldivas Plancton Bioluminescente
Foto Ilustrativa: Praia nas Maldivas - THBAZ

→ Como adquirir organismos Bioluminescentes?

No site de experiência que estamos pegando como base, diz que atualmente já é possível adquirir pela internet alguns microorganismos bioluminescentes nos sites: Carolina e Sea farms, que são estrangeiros (pagamento em dólar) o que não sai tanto em conta assim. Encontrei um site brasileiro dizendo onde podemos encontrar seres bioluminescentes no nosso país, no qual a maioria se encontra em Parques ou Reservas Nacionais, logo também não é permitido retirá-los do seu local de origem, mas é interessante dar uma olhada na matéria. A solução seria então tentar adquirir na internet de um produtor maneira lícita, certo?

→ Como fazê-los crescer em casa?

Os organismos Bioluminescentes podem durar por muitos meses sob certas condições, garantindo que eles estejam recebendo luz durante o dia para recarregar sua 'capacidade de brilhar'. De noite eles poderão produzir luz quando você agita eles.


Fonte: Grow your own Bioluminescent Algae

Para fazê-los crescer na sua casa existem 3 etapas:
* O método utilizado vai ser semelhante a 'produção' de fitoplâncton (microalgas) em casa para alimentação de animais marinhos. E a matéria completa você encontra aqui Grow your own Bioluminescent Algae . A maioria dos seres bioluminescentes que são vendidos nesses sites gringos já vem com nutrientes necessários para um crescimento considerável (meio de cultura) desses organismos, tente procurar lugares que já vendam meio de cultura pronto, assim é mais fácil e você não gasta muito tempo nem dinheiro, ou seja, você deve procurar meio de cultura para fitoplâncton.
  • Outra ideia legal: Fontes luminosas!

Você pode experimentar fazer eles crescerem em diferentes recipientes e condições brincando com essa sua capacidade de brilhar. Um dica legal é colocar esses organismos numa fonte de sistema fechado, ou seja, que a água que circula na fonte não tenha ligação com córregos, rios, ou lagos (a água deve circular apenas na fonte). Dessa maneira a água ficará constantemente em movimento fazendo com que esses organismos brilhem a noite (pelo menos até que esgotem sua energia = luciferinas).

→ Aplicações Biotecnológicas sustentáveis pensadas para um futuro não tão distante


Esse tópico foi escrito com base numa matéria do blog "Profissão Biotec", a qual vou linkar ao final desse post. Nela apresentaram como a bioluminescência está sendo aplicada com ajuda da biotecnologia na indústria de alimentos (como pirulitos que deixam a língua brilhando), imagens in vivo, mas o que me chamou mais a atenção foi a iluminação de ambientes e a produção de plantas bioluminescentes

  • Iluminação de ambientes públicos

Imagine usar a bioluminescência para iluminação de postes ou qualquer outro local por bactérias bioluminescentes geneticamente modificadas para que consigam emitir luz de maneira mais eficiente e estável, já que uma grande parte da energia elétrica produzida na maioria dos países é destinada para iluminação de locais públicos, assim como é um grande emissor de CO2 (anualmente cerca de 1,7 bilhões de toneladas). Existe um ponto positivo nessa tecnologia: é possível usar resíduos orgânicos como substrato para essas bactérias produzirem luz.  Na matéria eles apresentam a Start up francesa chamada Glowee que teve essa ideia, a qual achei muito interessante, uma vez que os microorganismos podem adquirir diferentes formas e volumes de acordo com a estrutura na qual estão presentes. Abaixo estão imagens retiradas do site Glowee, mostrando como essa fonte luminosa pode ser altamente versátil, apresentando o cenário de um futuro não tão distante.

Fonte: Glowee.eu

  • Plantas Bioluminescentes
Foram produzidas plantas com Bioluminescência por meio da incorporação de nanopartículas de sílica encapsuladas com enzima luciferase e seu substrato luciferina em suas folhas, essa ideia tem como propósito de futuramente substituir os abajures, com a geração de energia limpa.

MIT desenvolve tecnologia para a produção de plantas bioluminescentes. Fonte: Seon-Yeong Kwak/MIT News  

O que vocês acharam dessa série de experimentos? Quais você mais gostou? Deixe sua opinião nos comentários estamos ansiosos para saber. Obrigada por nos ter acompanhado nessa experiência de compartilhar experimentos caseiros, se você achou algum interessante compartilhe nas redes sociais e não esqueça de deixar dicas e sugestões para cada vez estarmos melhorando o conteúdo do blog.

Bibliografia:

Laboratório de Sistemas Bioluminescentes - Ufscar Sorocaba
Aplicações biotecnológicas da Bioluminescência - Blog Profissão Biotec
Grow your own Bioluminescent Algae - Instructables Workshop
Onde encontrar bioluminescência no Brasil - Desviantes
Glowee - Glowee, enlightened by the sea
→ 5 DIY Biology Experiments You Can Do at Home - LABIOTECH.eu

Autor(a): Larissa Dias 
Contribuições e revisão:Ayrton Carvalhedo

Comentários

Postagens mais visitadas